Nota pelo conteúdo: 8,8/9,0
Erro no trabalho: uma pequena parte na interpretação do poema que consta no desenvolvimento. Na postagem ele estará corrigido.
Status: melhor da sala
A "Semana de 22" foi um marco históriaco-artístico-nacional. Por se dizer artístico, que não se entenda sem aplicações práticas; por se dizer nacional, que não se entenda um movimento não estimado, de pouco magnetismo, ou que não seja observao pelas demais culturas.
Também lembramos que o tempo de um ano é finito; de um evento é finito; mas as memórias e a cultura são eternas, impregnadas em nossas almas como as emoções que as constroem, impregnadas em nossa carne como um membro, impregnadas em nossas vidas como nossas experiências. O ser humano morre; a cultura, jamais. que seja eterna enquanto dure.
-Contexto Histórico Mundial
O contexto histórico mundial pós primeira guerra era de conflitos e mudanças; temos a morte do papa Bento XV, a prisão de Gandhi; a Alemanha está em crise pelas dpividas que deve pagar aos demais Estados, chefes de Estado são afastados, muitas vezes por doença (Gavriel Narutowicz-Polõnia, Joseph Stalin, Michael Collins) ou assassinato; o Japão sofre diversos terremotos e incêndios. Além disso, a ordem Ku Klux Klan tem maior número de militantes e cria-se a União Soviética, consolidando o comunismo.
Assim, fica claro que o mundo passa por mudanças; como a literatura retrata a vida de seus autores, também passará por mudanças. Com isso, artistas de todas as áreas fogem dos padrões, sendo mais irreverentes e mais livre no que se diz respeito à criação. Os antigos modelos são criticados com fervor, fazendo de muitos pré modernistas verdadeiros hipócritas. Por exemplo, podemos citar o poema "os sapos", no qual o autor mostra a sua incredibilidade no conteúdo de antigos modelos poéticos parnasianos, como mostraremos no desenvolvimento.
O contexto político-social em que ocorre a semana é também de agitações e mudanças. As sucessivas crises da economia cafeeira, sustentáculo da vida republicana, havia abalado o pretígio social da aristocracia rural paulista. Ao mesmo tempo, expande-se a industrialização com consequente urbanização e maior mobilidade social. A pequena burguesia, que subira à cena política no início da república, começa a dar sinais de inquietação. A grande burguesia divide-se, com um segmento investindo na indústria nascente e hostilizando o segmento agrário, que ainda controla o poder político.
-Influência das Vanguardas Européias
Significado de Vanguarda: "elemento que precede uma força terrestre ou naval para garantir-lhe a segurança. o que precede sua época por audácias". "A palavra vem do francês "avant-guard"
Também, como disse Lúcia Helena, em 1993, "bem demonstra o caráter combativo das vanguardas, dispostas a lutar agressivamente em prol da abertura em novos caminhos artísticos." Assim, o pré modernismo é uma faixa de transição artística, que surgiu em torno da Primeira Guerra Mundial.
Algumas vanguardas são mais conhecidas, por seu maior impacto em vários setores do campo artístico. São as vanguardas:
1)Cubismo: nesta vanguarda houve maior revolução. Usa-se a impropriedade, e assim, substantivos podem definir uns aos outros. Foi iniciado na pintura, com Pablo Picasso, que trabalhano ao lado de Georges Braque, utilizou colagens, ás vezes empregando um ponto de vista distorcido sobre suas imagens. Provoca, assim, uma mudança no "tabu" de que a arte deveria seguir determinado padrão de perfeição; "toda arte é perfeita; se não é, são duas as opções: ou não é arte, ou você definitivamente precisa de um oculista" (1907)
2)Futurismo: também iniciado na França, foi o primeiro movimento de vanguarda européia, intentando revolucionar o contentamento econômico e cultural de seu país. Teve seu auge na Itália, com o poeta Filippo Marinetti, que em 1909, publicou em um jornal diário um artigo que incentivava artistas de todos os lugares a o seguirem, parando de retratar apenas acontecimentos históricos em estilos ultrapassados; era de seu desejo que fossem pintadas as máquinas, a "nova-vida" (a vida estava mudando com a revolução industrial), retratando a velocidade, movimento, violência e a liberdade que o novo podia trazer. É contra o ACADEMISMO, assim como as demais vanguardas, movimento no qual as academias de arte impôe padrões rígidos à produção artística. Surgiu nos moldes das sociedades de sábios e artistas do Renascimento (1909).
3)Expressionismo: tendo seu início na França e Alemanha do século XX, defende uma visão mais subjetiva na qual a sutilidade é lei e minimalismo é condição de sobrevivência. Formam-se dois grupos, o primeiro chamado "A Ponte" ou "Die Brüke", fundado em 1906, por estudantes de arquitetura. O segundo, "O Cavaleiro Azul", foi fundado em 1911. Após a primeira guerra, se tornou um movimento de cunho social e combativo, retratando guerras e suas deploráveis condições de vida. (1906)
4)Fauvismo (fuvismo): em homenagem aos fauves ou Bestas Selvagens, por pintarem como crianças, e por defenderem tal ideia, a vanguarda foi chamada de fauvismo. (1905)
5)Raionismo: desenvolvido na atual Rússia, conservado um estilo abstrato, que se formou a partir do futurismo, por Mikhail Larionov e Natália Gonchava. Neste vanguarda, é glorificada a guerra e a idade da máquina, além de ter também influência do expressionismo, sendo altamente trabalhista. (1911)
6)Orfismo: era, no antigo mundo grego, uma religião misteriosa de Hades, prometendo ao "mártir" que cumprisse os cultos (exigia-se flagelamento muitas vezes) uma melhor vida póstuma, e influenciou criação do cristianismo como religião. Como movimento artístico, representa a vontade de que fosse acrescentado lirismo e cor ao cubismo, principalmente o referente a Picasso, Braque e Gris. Foi de grande importância para a formação de sincronismo e forte inspiração para a pintura alemã. Alguns dos membros de Puteaux ou orfistas foram Robert Delaunay, Fernand Geller, Francis Picabia, Marcel Duchampe, Frank Kupka, que usaram mais cores, abstrações e a música. (1912)
7)Suprematismo: também consolidado na Rússia, é centralizado em pinturas, valorizando figuras geométricas básicas (quadrado e círculo, principalmente). (1912)
8)Não- objetivismo: formado a partir do construtivismo e do suprematismo, tem um maior equilíbrio entre a vida moderna e a busca pela sensibilidade. Com a formação da União Soviética, os ateliês vanguardistas foram obrigados a fechar, e seus projetos foram interrompidos. (1913)
9)Vorticismo: com maiores repercussões literárias, especificadamente poéticas, este movimento mantém aspectos do imaginismo com maior estilo gráfico. É marcado pela nova estética de "poesia condensada". (1913)
10)Imaginismo: tal movimento defende uma poesia com ritmos inovadores, de métrica, assuntos sem nenhuma restrição, de linguagem clara, mesmo que coloquial, mensagem também clara, apresentando muitas vezes imagens e incentivando o minimalismo.
11)Dadaísmo: sendo a vanguarda mais radical, retrata a instabilidade, o medo, provocados pela Primeira Guerra. Como teve sua origem na Suíça, a situação era vista por terceiros e retratada como terceiros, que sabiam dos sentimentos alheios e ainda assim se mantinham afastados. É caracterizado pela agressividade, improvisação, pela falta de racionalização e equilíbrio, e tais características estão mostradas no nome que leva o movimento: a palavra "dadá", escolhida pelos próprios dadaístas, não significa nada, significando total falta de perspectiva de vida durante a guerra. Seus poemas são marcados pelos gritos, atitudes contra o capitalismo e contra a burguasia no mundo da guerra.
12)Surrealismo: tal vanguarda iniciada na França tem como principais aspectos a espontaniedade, a imaginação extraída dos sonhos, além de proporcionar aos seus artistas uma oportunidade para extravasar seus impulsos, o seu subconsciente. Rejeita ao máximo um mundo que tenha por característica ser burguês, racional, mercantil e moralista, tendo até certa simpatia com o comunismo.
13)Neoplasticismo: procura uma total limpeza espacial na pintura, reduzindo-a a seus elementos mais puros e buscando características mais próprias.
14)Ultraísmo
15)Bauhaus: movimento da arquitetura principalmente
16)Nova-objetividade: a semana coincide com a nova objetividade, movimento derivado do expressionismo, proveniente da Alemanha.
---
Visto que a interpretação dos poemas parte do ponto de cada estudante, creio ter postado a parte mais importante do trabalho, mas postarei as demais partes o quanto antes.
BJS caramelados,
Patty