Estudo das células= citologia
Partes básicas da célula: núcleo, citoplasma e membrana plasmática
Quando a célula possui apenas um núcleo, ela é chamada de uninucleada, e quando tem dois ou maos, é conhecida como plurinucleada.
Célula mais simples=célula da bacteria=apenas um núcleo=célula procariótica
POR FORA DAS CÉLULAS: SUBSTANCIA INTERCELULAR:
é na substancia intercelular que se encontram os nutrientes que a célula precisa para sobreviver. Nela, podemos encontrar glicoproteínas e água
A MEMBRANA PLASMÁTICA
é semiipermeável. Formada por lipídeos e proteínas (lipoproteína).
O CITOPLASMA
é onde a maioria das estruturas se encontram.
O material que entra pela membrana se dirige para o citoplasma, que é de origem proteica. Para que esse material seja transformado em energia, a proteina tem que ser transformada; e é aqui que começamos a falar das organelas, de seus diversos tipos:
1.Citoesqueleto: seu nome já diz uma de suas funções- estruturar a forma da célula. É formada por microtúbulos e microfilamentos, entrelaçados. Se encontra rente à membrana plasmática.
2.Complexo de Golgi: faz parte do sistema de endomembrana, aparece em toda a célula, principalmente próxima ao citoesqueleto. Pode ser comparada a uma pilha de pratos. Sua função no interior da célula é a de controlar a entrada e saída de material desta.
A sua reprodução se dá quando libera as visículas, que são bolhas, que mais tarde se transformarão em novos complexos de Golgi. Quando não o fazem, se transformam em...
3.Lisossomos: são duas as fases de sua vida:
-primário: é assim chamdo enquanto jovem, e executa a heterofagia, isto é, se alimentam de complexos que não estão ativos na célula (isso mesmo, que estão mortos)
-secundário: é assim chamado quando quando velho, e executa a autofagia, quer dizer, seu alimento é ele próprio.
4.Ribossomo
Retículos Endoplasmáticos: assim como o Lisossomo, ele tem duas fases da vida. Na primeira, é conhecido com rugoso ou granular. Se encontra próximo ao núcleo, com a função de recolher os robossomos que ali se encontram. Logo, se desloca até o cito esqueleto, e no meio do caminho, os ribossomos se descolam dele, ficando livres. E então começa a fase em que os Retículos são conhecidos como "Lisos", pois não estão agregados à ribossomos. A patir daí, sua função é a de recolher o material que está entrando na célula, e transporta-los até onde executarão sua função.
---
Como diz o Emanuel: "não vou anotar, vou ver no blog da Patty!"
bem, essa é apenas a parte I do nosso estudo sobre as células... Ah, amanhã terá Bomb It 2, como pediu a Catty!
BJS caramelados,
Patty
Matéria de Biologia: células- parte I
quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011 Marcadores: Casa dos estudantesMatéria de Biologia: células- parte I » Permalink
Postado por Giulia Lassay | quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011
Postado por Giulia Lassay | quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário