Vamos falar sobre a renascença! O tema de hoje são: Teocentrismo e Antropocentrismo
---
A palavra Teocentrismo vem do grego, "theos" e "kentron" (Deus e Centro, respectivamente)
Teocentrismo é a teoria da Criação, onde Deus criou todas as coisas e é um ser perfeito. O homem, por te-lo traído, sendo expulso do jardim do Éden, se torna um ser de espiritualidade ainda mais inferior, tendo assim que estudar e se esforçar para, na tentativa de se salvar, se tornar uma pessoa melhor, mas nunca perdendo a condição de ser humano; com isso, quis dizer que, por mais pessoas, isto é, por mais elevados que sejamos, sempre teremos nosso lado "animal", e que por isso, não deveríamos ser orgulhosos.
Alcançou seu apogeu no fim da Baixa Idade Média.
A ideia era reforçada a cada momento: a população em geral não sabia ler ou escrever, e toda a cultura aprendida era proveniente dos clérigos; todos os livros da epoca eram religiosos; a Igreja controlava o mundo (conhecido) cultura e comercialmente; e, mais importante, não existiam verdadeiras explicações para a vida, apenas as explicações religiosas. Como vimos em aulas, as pessoas não tinha respeito pela vida, e sim medo da morte.
Apesar de sua soberania, a Igreja e seus membros era sustentados pelos nobres. Estes, declinavam economicamente, e suas divídas apenas aumentavam, aumentando o números de ricos burgueses. O poder não era de apenas uma classe social, pois os burgueses (povo das cidades) ascendiam, e os nobres, decaiam. A população necessitava de umaliderança estável, porém, os burgueses não poderiam assumi-la sem cultura.
Então se inicia o Antropocentrismo.
Os ricos burgueses, para assumirem a liderança, investiram nos estudos. Muitos desses estudos iam contra as ideias pregadas pela Igreja Católica.
Essas ideias afirmavam, cada vez mais que o ser humano poderia interfirir na vida das pessoas, e isso o colocava mais em destaque, pois agora, podia fazer algumas das coisas que antes, apenas Deus poderia.
Esses novos pensamentos abrem a mente da população; uma classe antes dita "inferior" ascende; os fatos exigem uma nova maneira de pensar, de divulgar a cultura, uma nova maneira de viver! Agora, (assim como na época do romantismo, o qual já estudamos no blog), a sociedade dá menos destaque às opiniões religiosas, as informações são reveladas.
Quanto a burguesia ascender, a literatura, música mudam de forma, pois além destes financiarem estudos, não vem de uma linhagem de nobres, e seus costumes são diferentes.
E esses estudos nunca param.
"Quando eu pensar que aprendi a viver, terei aprendido a viver"
Leonardo da Vinci
---
BJS caramelados,
Patty
Matéria de História: o Renascentismo- parte I
quarta-feira, 20 de abril de 2011 Marcadores: Casa dos estudantesMatéria de História: o Renascentismo- parte I » Permalink
Postado por Giulia Lassay | quarta-feira, 20 de abril de 2011
Postado por Giulia Lassay | quarta-feira, 20 de abril de 2011
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário