As Estantes Completas Incompletas

segunda-feira, 7 de novembro de 2011
São várias as redor do mundo, essas estantes completas, porém incompletas.Cheias de coleções inteiras, com capas incríveis, diversos efeitos... Mas neste domingo, me dei conta de que, eu sou uma leitora estremamente vazia: fui visitar minha tia, e não tendo carro, meu recurso mais barato (ou diria "menos caro"?) foi o ônibus. Assim, as 8:15 da manhã, eu estava na rodoviária, com minha passagem a mão, mas o transporte sairia apenas as 8:40, e com isso, decidi ir a livraria da rodoviária.
Observei o pequeno espaço: livro nacionais: 3, no caixa; livros infantis: poucos; revistas sem conteúdo algum: mais de 3/4 da "livraria"; revistas de conteúdo: poucas, jogadas atras de revistas fúteis. E do outro lado, ao qual me dirigi, estavam os "livros de capa bonita". Todos, coincidentemente ou não, escritos por autores estado unidenses (destaco que me refiro, nesta parte, apenas àquela livraria).
Apanhei um, cujo nome não lembro, mas lembro do início da sinopse, onde um casal comemorava o aniversário do primeiro beijo. Logo devolvi o livro à estante, pensando: um deles irá morrer, o outro ou descubrirá seu poderes sobrenaturais, ou fará amigos que os tem, ou encontrará algo interessante em sua árvore genealógica; qualquer que fosse a opção seguida, isso ajudaria a encontrar a alma do falecido amante. Talvez, e com probabilidade razoável, ao conseguir, daria sua vida, obrigando o outro a repetir tudo o processo de busca as almas perdidas. Talvez aquele livro fosse interessante, e abordasse outro assunto; pudesse acrescentar algo a mim.
Com isso, quero dizer, que nossas estantes, principalmente as dos jovens, que parecem ter leitura cada vez mais voraz, estão cheias: são livros abordando a morte, o amor na morte, o amor, a morte do amor, a busca do amor morto, a morte do que procurava pelo amor, o amor inalcansável. E em cada um, o que realmente atrai o leitor é: mas isso aconteceu porque ele traiu a namorada com a fulana, que era a melhor amiga dela, e quando foi pedir desculpas a ela, descobriu que ela também o traiu... Na maioria das vezes o garoto fica extremamente ressentido, e garota (e protagonista) se descontrola, mas eles em um futuro próximo lutarão contra o mal, e se unirão novamente! Esses livros, tendem a tratar de assuntos puramente fúteis, onde é desprezada a afetividade, o dinheiro importa, não porque pode te dar uma melhor condição de vida, mas porque te fará bem mais popular. E assim é a maioria.
Por isso, avalie os último livros que você leu; sua estante é completa ou incompleta em quantidade? E em conteúdo?

Voltando a livraria: aqueles livros de conteúdo, próximos ao caixa, são apenas 3, porque aparentemente, ninguém se interessa por eles, e por isso o espaço a deles delimitado é tão pequeno. E provavelmente, Mês que vêm, infelizmente, encontrarei apenas três livros, feios por fora, feios (esteticamente) por dentro, sendo vítimas do esquecimento da literatura útil e infinitamente mais agradável.
Por isso, sou a favor de embelezarmos nossas mentes com esses livros que não precisam de capas bonitas, pois a beleza esta na sua essência, no conhecimento que nos trazem. E espero, que algum dia, ouça pessoas oncomendando livros "de capa feia", pois três não são o suficiente para abastecer uma cidade de mentes com sede de saber.

---

BJS caramelados,

Patty

1 comentários:

Liliane Costa disse...

Achei este texto interessante.

Prof. Liliane

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...