Surto epidêmico de fome e seca na China

domingo, 6 de setembro de 2009
ano: 1333- 1347

Está é mais um dos casos documentados que entrou para a história não só de uma família, mais do mundo. com o número indefinido de mais de 9.000.000 de mortos, não foi mais uma doença, e sim a fúria da natureza contra o ser humano, que ataca novamente a China.

Mesmo não sendo única, a China foi inumeras vezes vítima da fúria dos elemntos. Agora, voltaremos aos anos entre 1333 até 1347 para conhecer mais uma das cem maiores catrástrofes da humanidade.

Tudo começou com uma terrivel seca entre os rios Kiang e o Hoai. Com em todos os casos de secas devastadoras, perderam-se plantações, e depois da mote do gado, a população se desesperou. o número de mortes aumentava que não passaria despercebida a cada dia, e famílias inteiras passavam seus dias em templos, implorando aos deuses para que lhe enviassem águas, enquanto essa mesmas divindades acabaram por matar 9.000.000 de pessoas. Nos primeiros meses de 1334, já se achavam que era o universo avisando o apocalipse. enquanto os poucos sobreviventes tentavam sobreviver, um terrivel terremoto provocou uma série de deslizamentos, que encerrou com a vida de muitas outras, com aberturas de fendas. e na cidade de Cantão, que era a capital do Império Chinês, ocorriam inumeras inundações. ao mesmo tempo, a cidade de Tche, estava sendo dominada por uma peste, possivelmente bubônica, que dizimou mais de 5.000.000 pessoas. Poucos meses depois, a mesma região foi atacada por terremotos de grande escala, em que montanhas desmoronaram, formando enormes crateram, onde ficavam alagadas. Cada um desses lagos, tinha em média, 160 km.

No ano seguinte, 1335, em Honan, uma seca que se estendeu por cinco meses, foi responsável por uma praga já descrita no livro do antigo testamento: a nuvem de gafanhotos. Eles invadiram as terras e devoravam absolutamente tudo o que ali crescia. como em cada um dessa série de acontecimentos, mais milhares de pessoas morreram.

Já em 1336, uma terrivel seca provocou um grave período de secas e inundações. e várias variações climáticas troxeram o pior período de fome da humanidade, matando, em 1337, 4.000.000 pessoas. Para maiores lamentações, mais uma onda de nuvens de gafanhotos, inundações,e como golpe final, um terremoto de duração de seis dias.

Em 1338 e 1339, a cidade de Kingsai foi atingida por terremotos de grande escala. duração: 10 dias. tambem a montanha de Hong-tchangfoi responsável por um terrivel dilúvio, onde as consequencias por vocês já são conhecidas.

Nos anos compreendidos entre 1340 e 1343, tsunamis destruiram a cidade de Ven-tcheuo; em1345, mais inundações, e fome, em Kitcheou; Mais ua vez em Cantão, terremotos de escalas inimagináveis.

A peste que devas tou (novamente) a China em 1333 demorou cerca de 15 anos para chegar a Europa, mas em 1347 surgiu em Contantinopla. se escondia na corrente sanguinea das pulgas dos ratos; que atravessavam o oceano nas embarcações comerciais.

"não importa a distância, não importa o tempo. qualquer um pode ser vítima da epidemia"


HISTORIA:

Mary era uma inglesa que se mudara a um ano com seu mrido para a China. ele já morrerea em 1333, e ela ainda estava viva, suportando enchentes, terremotos, tsunamis... sue filho estava no leito da morte, quando um terremoto os atacou. estava morto. incrivelmente, ela sobreviviera. achava que etava alucinando. via agua. a agua que a tanto tempo desejava. vermelha pelo barro da terra, ela pensou. em seguida, bebeu-a. salgada, e desgostosa. sentiu uma dor forte. minutos depois estava paralisada, fria, morta. a agua era apenas o sangue que escorria enquanto não percebera.

3 comentários:

Lah Cullen disse...

Está muito legal essa tragédia! A história então, amei!

Lucas disse...

PATTY!!!!!

ADOREI TUDO!!!!!!!!

Pedro S. disse...

qual vai ser a proxima catastrofe?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...