Matéria de Geografia: a identidade dos Estados Unidos- parte I

terça-feira, 31 de maio de 2011
A identidade de um país é construída com a definição de uma língua, moeda, literatura e principalmente cultura popular, que atinge, de alguma forma, a todas as classes sociais. Por isso, nesta postagem, começaremos a estudar mais da história dos Estados Unidos, para que possamos entender sua cultura.

Eram treze as colônias nos Estados Unidos, divididas entre as do Sul e Norte. Mas eram uma divisão mais do que geográfica: a verdadeira divisória estava na essencia que cumpunha cada cultura
Enquanto as colônias do norte visavam o comércio interno com policulturas, que não utilizavam de trabalho escravo, e que tinham o clima temperado; já nas do Sul, o clima quente e úmido favorecia as plantações. Estas colonias visavam o comércio externo com monoculturas, e para isso, utilizavam do trabalho escravo.

Porém, um fato mudou a aparencia calma da situação contraditória (um país completamente dividido), a Guerra dos Sete Anos, no qual a Inglaterra obteve vitória sobre a França. Portanto, esta estava sob seu domínio, e a ordem era a de que fossem cobrados mais impostos sobre os produtos oriundos das colônias.
"Não a taxação sem representação" era o lema dos estado unidenses, que com isso, queriam dizer que só poderiam ser cobrados maiores impostos sobre seus produtos se eles sofressem algum benefício com isso, o que não acontecia, pois o país não tinha um representante, portanto, todo o dinheiro era levado para a metrópole: queria a indenpendencia.
Com a independencia podemos chamar o país de pioneiro, pois foi o primeiro a, logo após conquitar a independencia, ser uma república. Mas junto ao pioneirismo, veio também a discordância entre sul e norte: o trabalho escravo, defendido pelo sul, e repelido pelo norte. Por isso, foi assinado o Acordo, Compromisso do Missouri, em 1820.
Foi após a Guerra de Secessão, na qual morreram cer ca de 600.000 pessoas (não inclusos os desaparecidos). Com a vitória do norte, o país deixou de ter uma confederação para ser uma federação

Confederação X Federação
Confederação= união de estados instável, com autonomia que permite que se separem.
Federaçao= união de estados estável, com relativa autonomia, mas que não permite que se separem do todo.

Destino Manifesto
Definição do professor: é a crença dos americanos de que Deus queria que ocupassem o território do oeste até o Pacífico pelo esforço e trabalho.
Definição do livro: "Que o povo dos Estados Unidos foi escolhido pela "providência" (Deus) e deveria realizar o "destino manifesto" de ocupar as terras da América do Norte, desde o Atlântico até o Pacífico."

O Destino Manifesto causou o Genocídio e Etmocídio (assassinato de população e cultura respectivamente), pois, com a expansão capitalista em direção ao oeste, o espaço para os indígenas era cada vez menor. Muitos foram mortos, e, os sobreviventes, foram postos e pequenas reservas, que não permitiam a caça aos búfalos ou a migração no inverno, coisas que faziam parte de sua cultura, fazendo com que esta também fosse praticamente exterminada.

---


Oi gente!

Não consegui colocar hoje toda a amtéria o blog, mas amanhã, quem quiser, pode me perguntar que estou sabendo a amtéria!

BJS caramelados,

Patty

---

P.S.: não respondi a Catty, pois ela já tinha me ligado e eu respondi, ooks? Eu não estou simplesmente ignorando-a!

Quanto ao anônimo idiota, eu respondo quando decifrar a mensagem. E foi ele mesmo que se denominou idiota, eu não faço esse tipo de coisa

1 comentários:

Douglas disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...