Vozes Verbais
As vozes verbais se referem a flexão de voz em uma oração, isto é, a relação estabelecida entre o sujeito e o verbo (ação, sofrer a ação ou reação).
São as vozes verbais:
a)Voz Ativa: o próprio nome já expressa a ideia; se você fala que João é uma pessoa ativa, significa que ele age. Portanto, na vox ativa, o fato expresso pelo verbo é praticado pelo sujeito da oração. Neste caso, o verbo será transitivo direto (assim como o objeto); o verbo principal passará para o particípio.
Exemplo:
O aluno respondeu a pergunta
O sujeito, aluno, realizou a ação de responder a pergunta; responder é um verbo transitivo direto; a, artigo e predicativo do objeto; pergunta, objeto direto.
b)Voz Passiva: o fato expresso pelo verbo é sentido pelo sujeito, o sujeito sofre a ação. Caso passemos uma oração da voz ativa para voz passiva, poderemos observar que o objeto direto da ativa será sujeito da passiva.
Exemplo:
A pergunta foi respondida pelo aluno
São dois os tipos de voz passiva;
1.Voz Passiva Analítica: o verbo principal é acompanhado por um verbo auxiliar, que é geralmente o verbo ser (não no infinitivo). A estrutura é: sujeito da passiva(=sujeito paciente)+Verbo Transitivo Direto+Agente da Passiva(aquele que pratica o verbo sofrido pelo sujeito, o sujeito da ativa). o verbo e agente da passiva são interligados por meio de preposição, como no exemplo, o verbo responder+preposição+agente da passiva.
2.Voz Passiva Sintética: o verbo aparece sendo transitivo direto, na 3ª pessoa+ pronome SE (chamado pronome apassivador).
Exemplo: respondeu-se a pergunta (observe: sujeito não identificado).
c)Voz Reflexiva: quando o sujeito provoca e sofre a ação. Portanto, o sujeito é agente e paciente ao mesmo tempo. Os verbos reflexivos são acompanhados de pronome oblíquo, que, no caso, passará a ser complemento. Nesse tipo de voz, serão aceitos apenas os verbos transitivos (e não de ligação, uma vez que deve haver ação para que seja sofrida)
Exemplo dado em classe: a moça penteou o cabelo
Observação importante" só existe voz ativa quando o sujeito pratica a ação? Não. O conceito de voz ativa é essencialmente gramatical. Numa frase como "O animal recebeu um tiro", temos a voz ativa. Embora nesse caso o sujeito sofra a ação, considera-se que a frase está na voz ativa porque a forma verbal (recebeu) está na voz ativa" (livro: "curso prático de gramática", de Ernani Terra"
Espero ter ajudado!
BJS caramelados,
Patty
Pergunta será respondida na sexta: e quanto a oração "Eu gosto de chocolate"?
Matéria de Português: Vozes Verbais
quarta-feira, 18 de maio de 2011 Marcadores: Casa dos estudantesMatéria de Português: Vozes Verbais » Permalink
Postado por Giulia Lassay | quarta-feira, 18 de maio de 2011
Postado por Giulia Lassay | quarta-feira, 18 de maio de 2011
Assinar:
Postar comentários (Atom)
1 comentários:
Patty,
pelo amor de Deus me salva!!!!
eu to c/ uma big duvida em historia vc tem como me ajudar?
se sim a duvida eh...
QUAL A DIFENRENÇA ENTRE ANTROPOCENTRISMO E HUMANISMO?
vc pode entra no msn, me ligar ou responder pelo blog
bjs preucupados Catty
Postar um comentário