O quarto período da vida da célula se divide em quatro etapas, sendo a primeiro, a mais complexa, onde ocorrem as maiores mudanças, e chama-se:
-Prófase
A partir do momento em que os centríolos se duplicam, a carioteca desaparece da célula, assim como o nucléolo, restanto assim apenas a Cromatina. Esta cromatina começa a se alinhar na centrosfera. Enquanto isso, os centríolos se deslocam para as extremidades, e as organelas saem da centrosfera, cada metade se dirigindo a sua extremidade, seguindo os centríolos.
Assim que a cromatina se alinha, ela inicia um processo de "auto-estrangulamento", pois se divide em vários pedaços. Logo, há o aparecimento dos centrômeros, que com função de trnar a cópia do DNA mais perfeita, aperta cada um aqueles pedaços no meio, e quando este pedaço se duplica, forma um X. Este X é chamado de Cromossomo.
-Metafase
Os cromossomos se deslocam para as extremidades, assim como já fizeram as organelas, metade para um lado, metade para o outro.
-Anafase:
É quado ocorre o desaparecimento do fuso mitódico, e também quando os cromossosmos se juntam novamente, formando novamente uma cromatina descondensada. Tanto a carioteca quanto o nucléolo reaparecem, fazendo com que novos ribossomos sejam criados (de cada lado isso acontece). Na centrosfera, há apenas a solução proteica.
-Telofase
Ocorre o processo de divisão celular. Este processo chama-se invaginação.
---
Desculpem pelo tempo sem postagens,
BJS caramelados,
Patty
Matéria de Biologia: Células- parte IV
quarta-feira, 2 de março de 2011 Marcadores: Casa dos estudantesMatéria de Biologia: Células- parte IV » Permalink
Postado por Giulia Lassay | quarta-feira, 2 de março de 2011
Postado por Giulia Lassay | quarta-feira, 2 de março de 2011
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário