Matéria de Biologia: Células- resumo do professor

domingo, 13 de março de 2011
Citologia é a parte da biologia referente ao estudo da célula e seus componentes. A citologia teve seu início através da descoberta do microscópio ótico, quando Robert Hoocke, observando uma lâmina de cortiça, descobriu ser formada por cavidades poliédricas, as quais deu o nome célula. Sabemos que existem vários tipos de células, porém, vamos nos deter em uma célula animl eucariótica, onde começaremos com a descrição a seguir:
a) membrana citoplasmática- tem origem lipoproteica (lipídeos+proteínas) formando uma dupla camada responsável em realizar a permeabilidade seletiva (entrada e saída de material da célula de forma homogênea)

b) citoplasma (hialoplasma)- é uma solução viscosa de origem proteica (formada de água e proteinas) onde encontramos várias organelas responsáveis pela vida da célula como a seguir:
1.citoesqueleto-formado por microtúbulos e microfilamentos que aparecem agregados à membrana citoplasmática com a função de dar resistência e flexibilidade à celula.
2.complexo de Golgi- faz parte do sistema de endomembrana, aparece por toda a celula em número variado, semelhante a uma pilha de pratos com a função de controlar a secreção celular.
3.lisossomos- tem sua origem a partir do complexo de Golgi e sua função é realizar a digestão celular, isto é, retirar da célula todas as organelas inativas. O Lisossomo pode ser encontrado na célula sob duas formas distintas:
-Primário: são aqueles que realizam a heterofagia, isto é, alimentam-se de organelas inativas;
-Secundário: já estão com seu ciclo vital quase completo, realizam a autofagia, isto é, digerem sua própria estrutura.
4.retículo endoplasmático-faz parte do sistema de endomembranas com a função transportadora, pode ser encontrado na célula sob duas formas:
-rugoso ou granular: quando é responsável em transportar ribossomos do núcleo até o citoplasma;
-liso: responsável em transportar nutrientes da membrana até as organelas que necessitem e secreções das organelas até a membrana.
5.Ribossomos- são responsáveis pela síntese proteica.
6.Mitocôndria- é responsável pela respiração celular, produzindo energia através de gicose, lipídeos ou proteinas.
7.Núcleo-encontra-se na região chamad centrosfera, abrigando a cromatina e o nucléolo, é responsável por comendar a atividade celular (metabolismo). No núcleo a cromatina encontra-se descondensada e o nucléolo produz ribossomos.
OBS.: esta cromatina só é visível quando ao microscópio eletrônico e corada (o corante é a base de fuxina)
8.Centríolo- é responsável em dar início ao processo de divisão celular.

---

Trabalho realizado pela membrana citoplasmática:
Quando a célula realiza um gasto excessivo de energia a membrana entra em atividade com o chamado "transporte em quantidade', que pode ocorrer das seguintes formas:
a)pinocitose- é o englobamento de particulas líquidas através de uma invaginação de base formando um pinossomo.

b)fagocitose- é o englobamento de partículas sólidas através dos pseidópodes formando fagossomos.

c)clasmocitose- tem sua origem a partir do citoplasma com a função de recolher e expurgar (=expelir) toda e qualquer secreção ariunda da pinocitose e fagocitose

---

CICLO CELULAR
A célula também tem um ciclo vital e este ciclo pode ser dividido em 4 etapas distintas, onde as 3 primeiras etapas formam a interfase (pronuncia-se intérfase). A interfase subdivide-se em:
a)período G1- é o período das grandes sínteses, pois todo e qualquer material que entra é metabolizado e armazenado.

b)período S-neste período ocorre a condensação da cromatina e consequentemente, um gasto de energia

c)período G2- é um período de reposição, onde a célula recupera a energia gasta no período S se preparar para dar dar início a Prófase, a primeira etapa da Mitose.


Mitose- é um processo de divisão celular em que uma célula-mãe dará origem a duas células-filhas totalmente iguais a ela chamadas células diplóides e se divide em 4 etapas distintas, onde a prófase é a primeira etapa, porque o seu início é marcado pela atividade dos centríolos em formar as fibras de Aster e a sua duplicação, o aparecimento do fuso mitódico com o direcionamento dos centríolos aos extremos da célula; em segundo, ocorre a descondensação do nucléolo e o desapareciemtno da carioteca, assim sendo toda a atividade celular passa a seu comandada pelos centríolos, inclusive sobre a cromatina, que irá ocorrer um estrangulamento pelo centrômero e ocorrerá a sua duplicação

A segunda etapa, chamada de Metáfase, a cromatina 9cromossomos), que já está duplicada se separa e começa a migrar aos polos da célula através dos fusos mitódicos.

A terceira etapa da mitose, chamada de Anáfase, a cromatina já se encontra nos polos da célula totalemnte descondensada, então, ocorre um condensação de material no citoplsma formando dois novos nucléolos e aparece uma nova carioteca formando os núcleos.

Na quarta etapa, chamada de Telófase, começa a aparecer invaginações da membrana até a centrosfera, para que aconteça a citocinese ou citodierese (ponto de separação das duas novas células). Então, inicia-se uma nova Interfase.

---

E então? Copiaram? Caso não tenha entendido, pois veja os outros artigos sobre células, pois vimos esse texto na sala, onde já havíamos discutido o assunto, portanto, não precisávamos mais de uma explicação detalhada.

BJS caramelados,

Patty

1 comentários:

Anônimo disse...

UH LADY GAGA
Vicky

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...